Engana-se quem acha que ao abrir seu próprio negócio será possível ter uma vida mais tranquila e trabalhar menos. A jornada empreendedora requer 90% de transpiração e 10% de inspiração. Atenção que não estamos a descartar a importância da criatividade na construção de um negócio vencedor e duradouro, mas nesta empreitada repleta de desafios e riscos, são características como a automotivação, energia, garra, comprometimento, crença e, sobretudo, perseverança, o combustível diário de um empreendedor.
No entanto, empreendedorismo não diz respeito apenas aos profissionais que desejam ter ou já possuem o seu próprio negócio. Ele também está presente dentro das empresas e tem um papel fundamental na conquista de resultados, tornando-se num diferencial competitivo de grande importância nas empresas.
A partir do profissional empreendedor, é possível descobrir formas inovadoras de oferecer produtos e serviços, assim como destacar-se no mercado. Graças a estes profissionais, as empresas conseguem aproveitar e identificar novas oportunidades de negócios rentáveis e lucrativos.
O profissional empreendedor tem uma visão ampla e estratégica da empresa conseguindo detetar os pontos fortes do negócio e os que precisam de ser melhorados, assim como as oportunidades de crescimento e inovação. Tais habilidades podem ser bastante benéficas para as empresas, sobretudo em tomadas de decisões ligadas a posicionamento da marca e estratégia de vendas.
E você? Considera-se um empreendedor na empresa onde trabalha atualmente? .