Analise o Desempenho da sua Empresa!

5 de abril de 2023

Faça a sua Análise do Trimestre!

Se fosse obrigatório estudar para ser empresário, acredito que saber analisar as atividades da empresa deveria de ser uma das competências mínimas para a acreditação. Como se devem ter apercebido, estas rúbricas têm como objetivo promover a reflexão junto dos empreendedores e empresários. Não é minha intenção que assuma esta ou qualquer outra informação que transmito como certa, mas, que reflita, cruze com o que aprendeu e retire as suas ilações.


Neste artigo, pretendo passar-lhe algumas ferramentas básicas para que possa, de uma forma simplificada, efetuar uma pequena análise ao seu negócio.

Noto que a grande maioria dos empresários não estipula objetivos ou faz qualquer projeção do seu negócio. Pergunto-me muitas vezes, como podem os empresários gerir um negócio sem fazer este trabalho fundamental!? “Se não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”, disse Lewis Carroll no seu conto infantil “Alice e o País das Maravilhas”.


Se não faz o fundamental, acredito que será ainda mais difícil analisar a trajetória do negócio. Utilize esta crise económica que estamos a principiar como estímulo para começar a traçar objetivos, fazer projeções e analisar o seu negócio. Acredite em mim, irá sentir maior poder no controlo dos seus resultados. Quem não mede não gere. 


O primeiro passo, para mim fulcral, trata-se de analisar o seu Ponto Crítico de Vendas (Break Even Point). Neste ponto, terá acesso ao volume de faturação anual necessário a atingir, para uma determinada previsão de custos fixos e margem de contribuição bruta. Deverá projetar os seus custos fixos para este ponto. Projete-os mensalmente.


Considerando que já sabe qual é o mínimo que terá de faturar, faça uma análise da sazonalidade das suas vendas e relativize-a por mês. De seguida, multiplique o seu Ponto Crítico de Vendas pela percentagem mensal representativa da sazonalidade do seu negócio. Deste modo, já têm a ideia de qual será o objetivo mínimo mensal das vendas.


De seguida, crie um objetivo em relação ao resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) que obteve no ano transato, como por exemplo “aumentar o EBITDA em 15%”. Projete o valor de Volume de Negócios mensal por forma a atingir este crescimento ao final do ano.

Parabéns, já está no ponto em que pode analisar os desvios entre os volumes de negócio projetados, os custos fixos e o EBITDA. Também poderá comparar cada período com os períodos homólogos.


Poderá também analisar o seu Volume de Negócios por funcionário, por forma a entender os efeitos da variação do pessoal em relação às vendas.


Será importante entender a eficiência entre as vendas efetuadas e as contas correntes dos clientes, por forma a que a sua tesouraria limite o crescimento do seu negócio.


Espero ter transmitido corretamente algumas ferramentas, e que lhe possam ser úteis na gestão e crescimento da sua empresa.


Votos dos maiores sucessos empresariais!


Ricardo Rocha 

Consultor de Negócios SimplifyPRO

14 de junho de 2024
Orçamento familiar
10 de março de 2024
Crescimento Pessoal: Aumenta o teu conhecimento
10 de março de 2024
Artigo sobre Escrita Criativa
Mais Posts
Share by: