Planear ou Não Planear, nem é Questão!

Ricardo Rocha • 5 de janeiro de 2023

Findado o ano de 2022, andamos todos a tentar adivinhar os resultados nas nossas empresas. Não é verdade!?

“Tivemos lucro ou prejuízo?” e “quanto é que teremos de pagar de IRC?”, são perguntas que provavelmente já se fez.


O que provavelmente ainda não se perguntou foi se a sua empresa atingiu, em 2022, os seus objetivos? (Provavelmente estará a pensar: “sim, atingimos todos os objetivos”). Permita-me ser um pouco mais provocador. Utilize um papel e uma caneta, e indique quais é que eram esses objetivos para o ano de 2022?


Espere... provavelmente isso que está a pensar não são objetivos. Foram quantificados? Pois, não. E, foram estipulados no início de 2022? Também não!? Acontece, certamente, a mais de 95% dos empresários. Não se preocupe. Mas, também, não se distraia. Para o ano não terá desculpas.


Teremos mais um longo ano pela frente, e que promete ser muito desafiante para as empresas. Será um ano de riscos e de incertezas, mas também de oportunidades. Este é o tempo para refletir sobre o ano que passou, e de aproveitar para aumentar as probabilidades de sucesso para o ano de 2023.


Como é que poderá fazê-lo? É SIMPLES... comece por planear o ano de 2023, separando os dados das suas vendas e dos seus custos mensais, relativos ao ano de 2022. Peça também ao seu contabilista as suas demonstrações financeiras deste mesmo ano. Pronto, já tem uma base para começar.


Agora, escreva naquele quadro branco que tem no seu gabinete, e que tão poucas vezes utiliza, quais são os objetivos que pretende atingir neste ano de 2023? Aumentar as vendas? Aumentar o lucro? Aumentar a capacidade produtiva? Distribuir noutros mercados? Aumentar a liquidez? Muito bem. Agora o mais importante, em "QUANTO"?


Parabéns! Acabou de indicar um objetivo. Agora, utilize a pergunta mais importante para o sucesso, “COMO”? Respondida esta última questão, nasceu a sua estratégia. Não se esqueça, não apague o quadro e vá medindo a sua aproximação ao objetivo, ao longo do ano.


E, continue a perguntar-se: “Estou no caminho certo? Como é que o poderei fazer melhor?”


Votos de um ano de 2023 cheio de sucessos!

14 de junho de 2024
Orçamento familiar
10 de março de 2024
Crescimento Pessoal: Aumenta o teu conhecimento
10 de março de 2024
Artigo sobre Escrita Criativa
Mais Posts
Share by: