O que é que sente quando lhe agradecem por algo que fez? Um calor simpático emana do peito e damos por nós corados, a sorrir, nem que seja por dentro, ou para o ar... Independentemente de ter sido por obrigação ou não, sentimo-nos bem, simplesmente por termos recebido aquele obrigado.
Agora imagine ter essa sensação no seu trabalho. Como se iria sentir? Mais feliz? Produtivo? Motivado? O dia iria correr melhor, certamente.
Todos os colaboradores gostam, e precisam, do seu trabalho valorizado. As pessoas procuram validação e conexão mesmo profissionalmente, e um simples obrigado faz toda a diferença.
Este gesto, em contexto de trabalho, desencadeia uma série de reações positivas como melhoria da saúde física e psicológica, aumento da empatia e redução da agressividade, sono melhor, melhor auto-estima, maior resiliência mental, valorização pessoal, maior motivação, produtividade e inter-ajuda, resultando numa melhor performance, não só ao nível individual como da equipa e, em última análise, da empresa.
Não deixe de agradecer só porque “está apenas a fazer o que lhe compete” ou “não faz mais que a sua obrigação”. Este tipo de comportamento só irá originar mau estar e negatividade à sua volta. Não espere mais dos outros, se não está disposto a dar mais de si. As vantagens de agradecer são imensas e, sendo que passamos tanto tempo a trabalhar, um simples obrigado é fundamental. Contribua para a continuidade deste ciclo virtuoso, não o quebre!
É, por isso, relevante mostrar um reconhecimento sincero e consistente para com as equipas e colegas de trabalho, fomentando uma cultura onde os colaboradores se sentem valorizados e envolvidos no trabalho e na empresa:
São imensas as situações em que pode e deve agradecer. Já tinha pensado nisto? Quantos obrigados lhe ficaram por dizer?