As primeiras, normalmente, têm um prazo de recebimento quase imediato, inventários com muita rotação e por pouco tempo em armazém, e um prazo de recebimento alargado. Podemos falar em cafés, pastelarias, restaurantes e em outras empresas que cumprem as mesmas premissas. Enquanto as segundas apresentam-se em realidades opostas.
A falta de liquidez ou, se preferirem, de tesouraria dá-se quando as empresas não têm dinheiro no banco ou em caixa, e leva à incapacidade de as mesmas fazerem face às suas responsabilidades, tais como devoluções de IVA, entrega e pagamentos de impostos, pagamento dos ordenados aos funcionários, pagamento aos fornecedores, entre outras.
O que acontece no caso do primeiro exemplo, acima referido, é que as empresas dispõem de uma liquidez capaz de fazer face às suas responsabilidades e necessidades, embora muitas vezes com alguns atrasos utilizando, maioritariamente de forma inconsciente, algumas variáveis que podem ser influenciáveis por qualquer empresário, permitindo aumentar a sua capacidade de tesouraria e diminuir os riscos de incumprimento e de falência.
A SimplifyPRO está a oferecer, com o apoio das Juntas de Freguesia da ilha Terceira e de outras organizações de desenvolvimento empresarial, e que decorrerá durante o ano de 2022, um Workshop gratuito a todos os empresários da ilha Terceira, que queiram desenvolver conhecimentos e competências técnicas para influenciar algumas variáveis e produzir uma tesouraria saudável nas suas empresas.
Esteja atento às redes sociais da SimplifyPRO e da sua Junta de Freguesia.