Ter foco significa ter um objetivo, planear e ter disciplina e persistência para alcançar o que se pretende. Foco é constituído por planeamento, disciplina e continuidade.
A possibilidade de estarmoss sempre conectados tem nos deixado mais dispersos. Todos os recursos que existem atualmente nos nossos telemóveis e tablets reduzem a nossa capacidade de concentração. Na maior parte das vezes a falta de autocontrole e força de vontade são causadas pela falta de atenção! Quanto mais tempo a nossa mente perde durante uma atividade secundária, mais difícil é retornar ao que realmente é importante.
Um estudo conduzido pelas universidades Harvard, Stanford e Claremont constatou que apenas 20% das pessoas analisadas em contexto de trabalho demonstram momentos de satisfação. O restante costuma passar demasiado tempo na internet ou a pensar em outras coisas que não estão relacionadas às tarefas que precisam de ser feitas. Ou seja, 80% das pessoas tem grande parte da produtividade diminuída e está suscetível à perda de foco.
As pessoas que gostam do que fazem sentem mais facilidade em manter a atenção. O ideal seria aproximar o trabalho de algo que proporcione prazer.
Como nem sempre isso é possível, manter a motivação e encontrar um propósito para o que se faz pode ser uma saída para evitar o tédio e a consequente falta de atenção.
Tendo em conta que não é um processo fácil, manter o foco, deixo-vos 10 sugestões que considero fulcrais no processo!
Aprenda a dizer “não”!
A primeira estratégia que sugiro é definitivamente aprender a dizer não! Se souber o que realmente quer e tiver os seus objetivos bem definidos, esta tarefa não deverá ser difícil, pois as suas escolhas serão em prol do que é importante, deixando de responder a pedidos acessórios e que em nada contribuem para o alcance das suas metas. Aprenda a delegar ou atribua tarefas que já não fazem parte das suas prioridades.
Conheça os seus limites.
Como não temos o super poder de sermos produtivos todos os dias e a toda a hora, é importante conhecer os nossos limites. Levamos mais tempo numas tarefas e menos noutras, é normal, não se assuste e tenha em mente que deverá manter na mesma o foco para concluir da melhor forma as suas tarefas.
Visualize o processo.
Em vez de ficar obcecado pelos resultados desejados, imagine-se a realizar a tarefa superando os obstáculos. Utilize esse pensamento positivo para se inspirar e manter motivado.
Faça pausas.
Intervalos regulares entre as tarefas podem ajudá-lo a recuperar a sua produtividade. Faça uma pausa para café, fale com um amigo, vá apanhar ar, durma! Afaste-se da tarefa quando o seu interesse comece a diminuir e regresse quando tiver reabastecido a sua energia!
Faça listas de tarefas.
Com uma lista de tarefas, conseguirá manter o foco nas suas atividades com muito mais facilidade, além de ser uma ótima forma de se organizar. Priorize e anote o que tem de fazer. Conceda alguns minutos do seu dia para planear o dia ou mesmo a sua semana!
Não seja multi-tarefa!
Fazer tudo ao mesmo tempo ou alterar entre tarefas é ser o oposto de focado! Escolha uma tarefa importante e envolva-se totalmente na sua realização. Se tentar fazer tudo, acabará por não conseguir fazer nada.
Treine a auto-disciplina!
Foco exige concentração, autocontolo e capacidade de resistir às tentações de curto prazo para ganhos de longo prazo. Por isso, seja em que formato for, treine a sua auto-disciplina, seja na sua alimentação, exercício físico, leitura ou no seguimento de regras que exijam da sua parte esforço e disciplina. A motivação é o que o faz começar, mas a disciplina é o que o mantem focado!
Crie o foco automático.
Desenvolva hábitos regulares e rotinas simples para fazer uma tarefa de forma mais natural. Prepare as ferramentas necessárias e escolha um horário específico a cumprir. Quando agimos resistimos menos e isso ajuda-nos a focar a nossa energia para as tarefas que não são tão facilmente automatizadas!
Estabeleça um ambiente favorável.
Organize o seu espaço para desencorajar interrupções indesejadas e não programadas quando esta a efetuar a sua tarefa. Tenha coragem de silenciar o telefone, de estar apenas com o documento que necessita no seu ecran de trabalho, de ligar música e de desligar as notificações automáticas e a internet! Otimize o seu ambiente para o foco total!
Premeie-se!
Sempre que tiver um dia produtivo no qual conseguiu finalizar todos os seus deveres, encontre uma forma de premiar o seu bom trabalho para se sentir mais motivado. Pense em algo que gosta de fazer e dedique o seu tempo a concretizar estes objetivos.